quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Calourada 2010


Sejam bem-vindos!


Nós somos da gestão “Rosa Luxemburgo”, eleita no fim do ano passado para o CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais). Gostaríamos de nos apresentar e levantar algumas rápidas reflexões sobre a universidade.

Você que acabou de passar pelo vestibular já se deu conta do caráter antidemocrático desta prova? Funciona como um “filtro social”, barrando acesso ao ensino público àqueles que não tiveram a oportunidade de se “preparar” por conta de sua condição social, ou seja, os filhos de trabalhadores e do povo pobre em geral!
Mas como você vai ver, a falta de democracia não fica só na porta de entrada, é parte do cotidiano das universidades. As eleições, a escolha de representantes e tudo o que diz respeito aos rumos da instituição segue uma mesma lógica absurda e arcaica na qual professores “iluminados” são mais sábios e capazes do que funcionários e estudantes para gerir a universidade.
Outra coisa que ficará bem clara após alguns dias: aquele papo de universidade enquanto “espaço superior da sociedade” ou “lócus privilegiado do conhecimento” não passa de papo furado daqueles que querem tudo como está. As relações sociais aqui dentro também são machistas, homofóbicas e racistas. O conhecimento? Mera reprodução, mais um instrumento bastante eficaz para ocultar tais relações opressoras ou então para servir a “iniciativa privada” e sua gana insaciável por lucro, em detrimento da maioria da população.
E aí, o que fazer diante desta realidade? Nós do CACS nos colocamos em luta aberta e declarada contra este estado de coisas. Junto a mobilização por melhores condições de ensino, contratação de professores e funcionários e permanência estudantil (moradia, bolsas, alimentação), lutamos pela democratização radical da universidade (tanto no acesso quanto na estrutura de poder) pelo fim do vestibular para que todos possam estudar; para que o conhecimento cumpra um outro papel e para que o movimento estudantil rompa seu isolamento e se alie aos oprimidos de nossa sociedade para transformá-la.
Essa entidade é de todos nós, e o espaço está aberto para a sua participação, suas opiniões e novas discussões que você possa trazer. Junte-se a nós por uma entidade combativa, faça parte dessa luta que também é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário