terça-feira, 2 de março de 2010

Calourada Paralela: o que a direção não quer que você saiba

Mas por que uma calourada paralela?

Durante o processo de organização da calourada oficial no fim do ano passado, a direção mostrou claramente qual seria seu objetivo: impedir o debate político que revela aos calouros o verdadeiro caráter da universidade. Como podemos entender, por exemplo, a negativa por parte de nossa diretora de trazer para uma das mesas de debate Brandão, demitido político da USP e um dos protagonistas da greve de 2009, alegando que este é um sindicalista e não tem nada a dizer para os estudantes?
Atitudes como essas partem de uma direção que desrespeita os estudantes ao prometer contratar funcionários e abrir o restaurante universitário à noite durante a greve e ocupação de 2009 e até agora não ter dado nenhum sinal de que o fará.
Nós, do Centro Acadêmico de C.Sociais, entendemos que, diante disso, organizar uma calourada paralela é tarefa do movimento estudantil combativo, aproveitando a oportunidade para debatermos com os calouros sobre a falta de democracia e sobre os milhares de jovens que não tiveram a mesma “sorte” de entrar na universidade pública.
Para que de fato construamos uma outra universidade é fundamental que lutemos pela independência política e financeira dos estudantes frente à burocracia universitária! Convidamos todos os estudantes, calouros e veteranos, a participar e construir uma calourada independente da direção.
Programação da Calourada Paralela
Segunda-feira (01/03): 19h. Ato pela democratização da universidade (concentração no saguão)

Terça-feira (02/03): 18h. Apresentação de vídeo sobre a moradia e debate sobre permanência estudantil

Quarta-feira (03/03): 18h. Democratização radical da universidade, debate com:
Brandão: dirigente do Sintusp (sindicato de trabalhadores da USP) e demitido político.
Jair Pinheiro: professor da FFC.
Del: estudante e funcionário da FFC.

Quinta-feira (04/03): 18h. Haiti: muito além de uma catástrofe natural, debate com:

Otávio Calegari: estudante da UNICAMP que presenciou o terremoto
Daniel Bocalini: estudante da FFC e integrante do Cacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário